AYURVEDA


Ma Chetan Vayu - manobras da Massagem Ayurveda, método Kusum Modak
Ayurveda significa a ciência (Veda) da longevidade (Ayur), que se utiliza da harmonia para alcançar a felicidade. Também pode ser considerada como a ciência que traz a verdade para vida, sendo também o sistema terapêutico mais antigo do mundo que se mantém atualizado por se basear em textos sagrados, concebidos por meio da expansão da consciência.

A doença é toda e qualquer expressão do desequilíbrio da tipologia constitucional (dosha), podendo se expressar física, psicológica e socialmente pela infelicidade no convívio social.

A saúde é caracterizada como sensação de bem-estar físico, mental e social, desenvolvendo no ser a capacidade de enfrentar as dificuldades e os obstáculos presentes na experiência humana. Para que exista saúde é preciso que exista harmonia no ser como um todo.

A Ayurveda foi criada pelos sábios para dar qualidade e tempo de vida ao ser para que desenvolva a consciência e alcance a plenitude.

O Yoga foi desenvolvido como instrumento para crescimento da consciência, mediante as modificações da mente, utilizando o silêncio para conduzir o ser à plenitude.

A Massagem Ayurvédica é parte do milenar sistema de cura natural da Índia. Visa proporcionar um estado mais harmônico do ser através das técnicas terapêuticas embasadas na Medicina dos Vedas.

Texto baseado no livro: Ayurveda, a ciência da longa vida - Dr. Edsom D´Angelo e Janner Rangel Côrtes. Ed. Madras